Coisas que gosto e não gosto em blogs

6 de nov de 2014

 Eu sei que há muitos posts com assuntos parecidos com esses aí na blogosfera, até mesmo com falando sobre desagrado iguais aos meus, mas eu gostei tanto do tema que decidi fazer mesmo assim e expressar a minha própria opinião, com as minhas palavras, pois sei que a maioria desses posts que eu encontrei por aí, tinham os mesmos argumentos e até mesmo os mesmos textos, não todos, mas a grande maioria. Antes de tudo, não interpretem mal esse post, não vim postar isso aqui para ofender ninguém, é apenas a minha opinião.
  1- Layouts 
  Não todos os layouts, tem muitos lindos, mas há também aqueles bagunçados, desorganizados, coloridos, desajeitados. Quando se cria um blog e gosta do que realmente faz a gente procura melhorar não é mesmo? Quando eu criei meu outro blog, da plataforma tumblr eu me lembro que nos primeiros meses eu não sabia absolutamente NADA e o pior, ninguém teve paciência comigo e eu tive que me virar, e foi a melhor coisa que eu decidi fazer: Procurar descobrir. De tanto fuçar eu aprendi tanta coisa que eu consegui até fazer layouts (com bases) mas aprendi, hoje com a minima noção que eu tenho sobre isso tento melhorar ao máximo meu blog, tanto lá como aqui, e se você tiver a mesma força de vontade eu tenho certeza que você também vai conseguir. 
  Eu canso de entrar em blogs com layouts exatamente iguais, tem poucos blogs hoje em dia que disponibilizam gratuitamente, o que leva a muitas pessoas usarem os mesmo e nem mesmo modificarem um pouquinho sabe? Não deixem o blog de vocês assim, modifiquem, pesquisem sobre HTML, CSS, JAVASCRIPT  e todas essas ferramentas que poderão ajudar vocês nisso, assim o blog de vocês não fica igual o da fulana e o seu cantinho fica mais a sua cara, entende? Eu sei que isso é difícil mas procurem tutoriais na internet, eu aprendi assim, lendo e fuçando, o que não falta é video-aulas e tutoriais bem explicadinhos por aí, é só procurarem, e claro, terem paciência, porque as vezes o resultado custa a sair como queremos.
  Ou então, se você tiver condições de investir em seu blog nesse momento e quer, boa coisa é, mas não exagere, as pessoas não gostam de coisas exageradas, se não o que era para ser agradável acaba sendo desagradável.
  Então antes de terminar esse assunto, evite: layouts poluídos (com muitos enfeites, cores berras, claras, fundos muito escuros, anúncios em excesso ou em lugares aleatórios no seu layout)
2-  Desorganização, assuntos incompletos e imagens pequenas
 Eu não sou nenhuma exper em organização, sou péssima para manter as coisas organizadas apesar de gostar das coisas muito bem certinhas, mas ninguém merece entrar em um blog com as widgets fora de ordem, tags que não se encaixam muito com o post.
 O mesmo serve para para aquelas postagens com assuntos incompletos, sem fonte quando são copiados ou até mesmo sobre determinado produto que muita das vezes nem possuí todas as informações necessárias, não faça uma postagem para não deixar seu blog "desatualizado" escreva pelo simples fato de gostar do que faz e saber do que está falando, eu blog não é de maquiagem, não adianta eu falar sobre isso aqui até porque não é um assunto que eu domine, eu mesmo faço o básico em mim pois eu realmente admito que não sou boa nisso, como é que eu vou falar sobre isso aqui né?
 E por ultimo, as imagens pequenas nas postagens é uma coisa que realmente eu acho ridiculo, eu acho lindo aqueles posts completinhos com as imagens preenchidas direitinho, se você não está entendendo o que eu quero dizer, eis o exemplo:
 Gente, fica ridículo essas imagens pequenas, notem a diferença, dá uma nova cara pro post uma imagem maior. E lá vai uma dica: Evitem postar fotos na vertical, na plataforma blogger (não sei nas outras pois não test) fica melhor as imagens na horizontal, elas preenchem a barra das postagens deixando mais ajeitadinho, pois quando você posta uma que é vertical ela fica com muito espaço nas laterais, o que na minha opinião, não fica legal.
3- Excesso de videos
 O blog é para você escrever, normal postar videos, pois concordo que tem coisas que só videos conseguem explicar o que realmente queremos dizer, nem tudo dá para escrever, faz parte, mas tem blogs que só possuem vídeos, há blogueiras que eu até acho legal, pois além dos videos elas postam algumas coisas escritas, aí o post não fica "cru" sabe?
4- Plano de fundo (background) com fotos ou algo muito forte
Deixa eu explicar melhor, sabe aquele plano de fundo do seu blog, alguns não usam imagens, deixam apenas com cor, geralmente branco ou cinza claro, mas tem blogs que colocam algo muito exagerado sabe? Tipo assim:

 
 São fundos muitos fortes e acabam deixando o blog muito fantasiado sabe? Não se torna um ambiente harmônico de se ficar.
5- Imagens fora de padrão
  Voltando ao assunto das imagens, e eu espero que seja o ultimo sobre isso, é  seguinte: Além do que eu falei em um dos tópicos anteriores sobre o tamanho delas nas postagens, o que acaba também deixando feio é aquela iluminação ruim, eu já falei sobre isso em um outro post, se estiverem interessadas cliquem aqui para ler depois.
  Uma imagem com qualidade boa chama atenção, querendo ou não isso faz muita diferença, eu mesma, sou fissurada em fotografias e muita das vezes os blogs me ganham através disso, claro, o conteúdo e a aparência importam mas isso também é contado sabe?
  Procurem fazer também uma boa edição, as vezes quando tiramos fotos, mesmo que o ambiente esteja claro as vezes quando transferimos para  computador acaba não sendo como esperávamos, altere o brilho, faça algumas pequenas edições lembrando que não se deve exagerar, pois acaba ficando algo bem "artificial".
  E por ultimo, se você não quer tirar fotos próprias para colocar nas suas postagens, coloque alguma pelo menos que faça sentido no que você está retratando e que faça sentido com o que você está escrevendo.
Postagens resumidas na home do blog
  Se vocês soubessem o quanto eu não gosto disso... É chato entrar em um blog e se deparar com esse tipo de coisa:
  LEIA MAIS
 E o pior que as vezes o blog tem bastante conteúdo interessante e com isso acaba se tornando chato.
Espaço dos comentários
  Nesse tópico eu vou ter muito do que falar, começando: Tem blogs que quando vamos comentar abre uma outra janelinha lotada de comentários e você tem que rolar o mouse pra chegar na bendita caixinha e comentar, eu odeio muitas paginas abertas quando eu estou mexendo no computador gosto das necessárias e estou sempre fechando as que não estou usando, por isso acabo nem parando muito tempo no facebook, por causa disso mesmo, aí acontece esse tipo de coisa e eu fico de saco cheio (tenho que mudar isso em mim pois as vezes acabo fechando o que não deve).
  Outra coisa que me desagrada legal é aquela confirmação de números quando vamos comentar, isso é chato, e muita das vezes eu estou com tanta vontade de ler o blog das meninas e sair comentando mas aí eu vejo que tem isso e acabo só comentando o básico mesmo por falta de paciência ou tempo mesmo.
  E para finalmente acabar o assunto sobre esse tópico é: Link dos comentários no inicio das postagens, gente, quando encontramos algum post que nos interesse a gente vai lendo, e o chato é quando chegamos no fim e procuramos a barrinha dos comentários e não tem, aí a gente volta tudo aquilo (irrita principalmente quando o post é grande) e a barrinha tá lá em cima, ninguém vai comentar seu post logo de cara, a gente vai ler primeiro pra depois falar o que achamos e expressar a nossa opinião, é necessário que ela esteja no final.
 Players automáticos
   As vezes eu estou escutando musica e decido entrar em algum blog e me acontece esse tipo de coisa, o pior é quando está bem na parte preferida, aí a outra musica começa a tocar e estraga too aquele momento legal, sério, não deixem as musicas no automático, de preferencia nem ter, se a gente quisesse escutar musicas eu abria o Youtube ou ligava a minha play aqui, e outra, nem todas as musicas que você gosta de ouvir os outros vão gostar.
Widgets de fundo
  Sabe aquela barrinha lateral do seu blog onde você coloca seu perfil, seu numero de visitas, anúncios, marcadores (...) então, não é legal quando não há fundo. Fica mais bonitinho quando tem o mesmo fundo da barra das postagens, deixa mais organizadinho, principalmente quando o seu layout já tem um background, pattern ou plano de fundo (seja lá como vocês chamam).
URL comprida ou cheia de tracinhos 
  Por ultimo, finalmente é sobre as URL dos blogs, cada um tem seu significado e não estou aqui pra dizer que você deve mudar, mas fica muito difícil de memorizar quando ela é grande, tem muitos blogs por aí, e se você quer que seu blog seja marcante e fácil de ser acessado pense nisso.
  O mesmo serve para aquelas URL'S com varios tracinhos, por exemplo:
   www.meu-blog-lindo-e-divo.blogspot.com
  Não fica legal gente.

  Bom, eu vim dizer novamente que essa é a minha opinião, eu sei que meu blog não é nenhum perfeito aqui, tem muitos blogs lindos e melhores, muitos podem até não gostar de alguma coisa mas é isso aí, eu só vim mesmo deixar a minha opinião mesmo, não é porque eu disse tudo isso que você deve mudar seu blog e deixar do jeito que eu falei, mude se você gostar da ideia e quiser, cada um deixa as coisas como quer mesmo as pessoas gostando ou não, isso só foi uma dica para quem realmente quer melhorar e fazer com que o seu blog cresça, mas isso não é nenhuma chave para o sucesso também.
  Espero que tenham gostado desse post, das dicas e tudo mais, até o próximo post, beijos.

12 comentários:

  1. Concorde em tudo que você disse. Quando entro em um blog a primeira coisa que (obviamente) chama a atenção é o layout, e tem muitos que cansam a vista de tantas cores e desorganização. E sobre html e etc.. Eu tentei, juro que tentei entender para melhorar mais o blog.. Não deu certo haha
    Beijoos c:


    Visitem? (ainda esta no comecinho)
    http://sentimentosretro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah normal, eu custei muito para entender, e realmente algumas pessoas não conseguem, normal, cada um tem mais facilidade para determinadas coisas né? ^-^
      Beijos!

      Excluir
  2. Amei essa postagem , porque é realmente bom , saber oque as leitoras gostam e não gostam do nosso blog

    ResponderExcluir
  3. Odeio visitar um blog e ver que ele está todo desorganizado , quando as pessoas não deixam muito vidente onde comentar ai você ficar procurando e procurando e não consegue comentar , eu odeio rsrs
    Beijinhos
    http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com.br/#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, outra coisa que me incomoda muito é aqueles banner de divulgação lotando o layout, e o pior, é quando cada banner é de tamanhos diferentes, aí fica aquele desemparelhamento no layout e estraga o visual...
      Beijos >.<

      Excluir
  4. Concordo com tudo que você falou, são coisas simples e que todos podem fazer pra melhoria do blog, beijos :*

    www.blogjamillyduarte.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pena que alguns não fazem, querem que o blog dê certo e que fique conhecido mas não se esforça para isso acontecer...
      Beijos *-*

      Excluir
  5. Layout que doi os olhos, url cheio de coisas e tracinhos e player automatico me irrita muito!
    E outra coisa tambem é quando você aperta em alguma coisa no blog e abre mil guias com propaganda!
    O coisa chata, meu Deus
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é insuportável quando isso acontece, perco a vontade total de ficar no blog...
      Beijos!

      Excluir
  6. Apos ler esse post , fui correndo arrumar os errinho que para mim era normal no blog , mais quando li esse post vi que estava praticamente tudo errado , e depois de seguir essas dicas meu blog cresceu e muito . Obrigado por tudo <3

    ResponderExcluir