Dicas para se tornar uma pessoa mais responsável

14 de nov de 2014
  Muita das vezes acabamos acarretando muitas coisas achando que damos conta e depois não acaba dando muito certo, outras não sabem como fazer para conseguirem se tornar alguém mais responsável e assim sucessivamente.
 Se tornar uma pessoa responsável requer mais que dedicação, e sim um conjunto de coisas, incluindo a organização, disciplina, vontade e outras muitas coisas...
 Hoje eu darei algumas dicas que poderão te ajudar a respeito disso e talvez uteis para serem aplicadas na sua vida.
 Começando então aos seguintes tópicos:
  • Planejamento diário, mensal e anual

 Eu canso em falar sobre organização aqui no blog e confesso que é um dos meus assuntos favoritos de se comentar, mas enfim, sobre o tópico e o que eu quis dizer sobre:
 Planejamento diário: Anote na sua agenda ou em qualquer lugar que preferir e que esteja sempre em mãos para serem utilizados (ou seja, que você tem certeza que não irá esquecer de ver e usar), anote tudo que precisa fazer no seu dia-a-dia e isso pode incluir as coisas mais obvias que você nem precisa ler para lembrar e fazer, faça a sua listinha e torne ela como um objetivo: Cumprir o máximo de coisas que conseguir.
 Planejamento mensal: Anote lá suas contas, trabalhos, provas, festas, enfim, coisas que você não precisa lembrar diariamente mas que estão lá para serem cumpridas algum dia aleatório do seu mês.
 Planejamento Anual: Lá você anotará os seus planos pro ano que você precisará realizar, por exemplo: Aquele aniversário do fulano, viagens, festas de ano novo. Ou seja, coisas que você faz pouquíssimas vezes, porém importantes.
 A importância de tudo isso: Revendo isso você evitará esquecimentos, ou melhor, irresponsabilidades.Você estará sempre por dentro do que tem que fazer e não vai esquecer de cumpri-los. Lembrando que sempre é bom incentivar si mesmo a cumprir isso, se dar um presente por cumprir isso, nós as vezes precisamos de motivações, e nada como vindo de nós mesmos né, as vezes só nós conseguimos ter controle em nós mesmos e esse tipo de coisa na qual menciono, principalmente se você é uma pessoa muito desorganizada porém precisa dar um jeito nisso.
  • Não dependa de ninguém

 As vezes acabamos nos acomodando por motivos bestas e não percebemos, e quando finalmente vamos se dar conta o mal tomou conta da gente que acabou se tornando mais difícil de se endireitar.
 Por exemplo: 
 Você não vai em tal lugar fazer o que precisa porque sabe que alguém pode fazer isso por você;
  Não faz tal coisa porque não é tão importante assim ou sabe que alguém pode te "quebrar o galho" depois;
 Entre outras mil coisas, esses foram apenas alguns que me passaram pela cabeça. 
 Não depender de ninguém é um dos segredos para as coisas darem certo, se quer fazer algo, faça, a não ser que você está impossibilitado de fazer no momento, aí sim, é justificável. Não espere alguém fazer tal coisa para você, vai lá e faz, prove para si mesma que você da conta do recado e consegue o que quer.
  • Solucione primeiro um problema para depois pegar outro

 Muitas pessoas acabam pegando probleminhas daqui e dali e isso acaba acumulando, além de não fazer bem para a sua saúde, pois um hora você vai se ver atolado e sem saída, vai acabar te atrapalhando, ou  seja, você não vai conseguir realizar as coisas e isso vai te frustar, acabando muita das vezes passando aquele maldito pensamento de incapacidade, o que na verdade é um erro seu de pegar problemas desnecessárias ao invés de resolver as que você já tem no momento para se preocupar.
  • Foco

 Foque no que você quer, realize e depois pegue outro para se preocupar e cumprir. Como eu disse no tópico anterior, abraçar tudo de uma vez só não da certo, ou você vai aos poucos ou já compra seu remedinho pra dor de cabeça e nervos.
  • Faça as coisas com antecedências

 Marcou uma consulta médica mas não vai poder ir? Desmarque com antecedência.
 Não pode ir no trabalho porque está com algum problema? Avise com antecedência.
Deixar as coisas para ultima hora estressa aqueles que estão a sua volta, inclusive até você mesma, além de se sujar, ninguém gosta desse tipo de coisa.

 Eu não sou perfeita e as vezes confesso que acabo falhando em algumas coisas, e lendo sobre esse assunto e conversando também com outras pessoas referente a isso, acabou me ajudando em muitas coisas e decidi contar um pouco sobre isso aqui. 
 É claro, ainda estou no inicio do ensino médio, tenho muita coisa pra viver ainda, muita responsabilidade, digamos um tanto mais "sérias" do que no momento, mas já tenho muita experiencia sobre isso, quanto por mim mesma como pelas pessoas a minha volta. Com passar do tempo e conforme as coisas forem se complicando e as responsabilidades aumentarem quero fazer um novo post contando mais um pouco sobre, mas por enquanto eu acho que é apenas isso.
 Espero que tenha ajudado vocês nem que for pouco, mas já ficaria satisfeita e também que tenham gostado da postagem de hoje, beijos e até a próxima postagem.

12 comentários:

  1. Muito boa as dicas, mas por si só já sou responsável, as vezes aconteça aqueles imprevistos, mas nada ruim demais (ainda bem haha).
    Beijoos c:

    Visitem? (ainda esta no comecinho)
    http://sentimentosretro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É verdade flor temos que ser responsável, com disciplina, organização, focar no que queremos como você mesma disse, e depois se preocupar com as outras coisas, amei o post
    Linda tem post novo, poderia ver?
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, volte sempre <3
      Claro, posso sim!
      Beijos

      Excluir
  3. Aplaudindo de pé!
    Também falo muito sobre organização no meu blog, foi muito bom ver essas dicas nas palavras de outra blogueira. Achei legal você terminar dizendo que não é perfeita, o que as pessoas não sabem é temos tanta dificuldade em seguir nos dicas quanto elas haha

    Abraços,
    www.anandamaciel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico tão feliz que gostou, obrigada! <3
      Adorei seu blog, estou te seguindo, volte sempre por aqui, viu? *-*
      Abraços
      http://www.leticiakoliveira.com/

      Excluir
  4. Nossa que legal você abordar esse tipo de coisa , super amo post assim , e amei o seu , parabéns pelo blog , tem post muito legal , virou uns do meu queridinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz em saber disso. Volte sempre <33
      Beijos!

      Excluir
  5. Poxa, como você escreve bem! E o mais imteressante é wue escreve em poucas palavras, gostei muitos das dicas! Eu tenho um post sobre organização no meu blog e peguei ums imagem sua. Espero que nao tenha problema.

    Abraços,
    http://verdadedistorcida.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Fico muito feliz em saber que gostasse... Não tem problema não, essas imagens não são minhas, peguei-as no google.
      Abraços!

      Excluir