Para estudantes: Como se concentrar melhor nas aulas

26 de nov de 2014

 Bom dia, hoje tem mais uma postagem da série de posts "para estudantes" com algumas dicas que poderão ser bem úteis para vocês. Abaixo terão os 6 tópicos e os detalhes sobre cada um...
  •  A escolha do ambiente
 O ambiente onde você estuda faz uma enorme diferença, a não ser que você seja bem focado, o que não deve ser o seu caso já que está lendo esse post. Na sala se aula, geralmente a gente senta ao lado dos amigos, eu por exemplo faço isso e acaba muita das vezes atrapalhando, principalmente porque sempre surge um papo bem na hora errada, o que eu sugiro é mudar de lugar, sentar um pouco afastado se você está notando que isso está te afetando. Quanto ao ambiente de estudos dentro de casa, você precisa de um lugar claro, silencioso e aconchegante, que te de prazer de ficar ali estudando. (o que é bem difícil, mas ok) kk
  •  Foco
 Não adianta você se mudar de lugar na sala para melhorar seu desempenho se ainda continua de gracinha, tudo bem que você não precisa parecer alguém monótomo mas saber a hora de cada coisa é essencial. Na hora das explicações principalmente isso faz diferença, geralmente as explicações vão te ajudar muito lá nas provas, você pode não lembrar do que estava escrito em tal pagina mas pode se lembrar daquela explicaçãozinha, isso já aconteceu muito comigo. (Ah, e não esqueça de anotar o que achar importante). Quanto a esse assunto dentro de casa não é nada que você já não sabe, largar o computador, celular e outro qualquer divertimento é a primeira coisa, e não adianta fazer as duas coisas porque sempre vai ter uma coisa que vai te chamar mais a atenção, e isso não vai ser os estudos, tenho certeza.
  • Não estude ouvindo musicas altas
Tem gente que nem musicas pode ouvir que já atrapalha (exemplo: eu), estou tentando me acostumar agora a escrever pro blog e ouvir musicas, mas mesmo assim as vezes preciso desligar que acabo me desconcentrando e me embaralhando toda (só lendo livros que isso não acontece). Enfim, voltando ao assunto, se você tem dificuldades em concentração, evite escutar musicas, tudo bem que é gostoso mas não dá.
  • Não estude quando estiver com fome ou cansado
 Estudar assim você pode até conseguir aprender, mas você precisara se esforçar mais para isso, e para que exigir muito de você sabendo que será pior? Sempre descanse antes, se alimente e depois estude. Faça um cronograma para seus estudos, não adianta você chegar da escola e já ir pro computador porque "está descansando". Descansar é chegar em casa, se alimentar e descansar, tirar um cochilo ou sentar pra refrescar a cabeça, nem que seja por alguns pequenos instantes. 
  • Faça pausas durante os estudos para esfriar a cabeça 
Como eu mencionei agorinha, você precisa relaxar e fazer pausas. Por exemplo, estude por uma hora e depois faça uma pausa de meia hora para descansar, andar um pouco, conversar com alguém, enfim... Não precisa ser exatamente como eu disse, você melhor que ninguém se conhece e sabe seus limites.
  • Por ultimo, procure se interessar por algum determinado assunto
 Porque é que em certos assuntos a gente é tão rápido para aprender e para outros parece que o cérebro retarda e  demoramos para aprender? Pois é, muita das vezes é falta de interesse pelo assunto, o nosso cérebro precisa de uma curiosidade para se interessar e processar as coisas com mais facilidade, procure achar algum em cada matéria que você estuda, por pior que seja, isso vai te ajudar muito. É melhor fazer isso e se dar bem nas provas de primeiro do que fazer provas, trabalhos e milhões de coisas e ainda não ser o suficiente e você ter que passar por recuperações e exames né? Vai ser mais cansativo e exaustante, acredite.
 Eu espero que vocês tenham gostado dessas dicas que eu trouxe hoje para vocês, se vocês possuem algum método diferente que queiram compartilhar comigo e com os demais fiquem a vontade, vamos nos ajudar. Beijos e até o próximo post!

18 comentários:

  1. ótimas dicas ! Bjs
    http://eimeconta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, ótimas para o ano de 2015, esforço total para as provas do ano!
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll
    Bjs***

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, bem parecidas com as que tenho em mente... Adoro esses posts "Para estudantes", são bem úteis! Beijos,

    www.giovanamfaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante das dicas , só que vc devia ter feito o ´post antes agora ta acabando as aulas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas até a ideia vir e eu ter tempo para postar... Mas mesmo assim, acredito eu que será útil para o próximo ano ;)
      Beijos!

      Excluir
  5. Adorei as dicas, estava mesmo precisando! Eu faço isso as vezes de me afastar do amigos para mudar de lugar, e ficamos um bom tempo sem conversar na aula, porém isso sempre acaba afetando minha amizade com elas (ou Eles)... E sei lá, enfraquece a amizade, sei lá! Sucesso flor, bjs!!!!

    | http://diamante--colorido.blogspot.com.br/ |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tem isso também né, sei bem como é.
      Obrigada linda, beijos!

      Excluir
  6. Ótimo teu post,adorei !
    Ajude e se inscreva no meu blog ,com certeza retribuirei !
    www.tudodiariodavaidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. O último item acho que é o mais essencial e importante, aprendi isso na faculdade.
    Realmente a matéria que mais me identifiquei foi a que tive a melhor nota e será esse o caminho que vou seguir profissionalmente, agora tiveram outras horríveis que por mais que necessitasse estudá-las, não dá.

    http://zihaveablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso também acontece comigo, tem matérias que realmente não dá, por mais que eu me esforce eu não saio tão bem quanto as outras...
      Beijos!

      Excluir
  8. São ótimas dicas! Só que final de ano é difícil fazer isso, mente cansada! hahaha' Mas confesso não usar essas dicas, vou tentar usa-las daqui para frente! rs' Beijos
    http://www.jardimdeprimavera.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que o dia, mente cansada é pouco.. kkk a minha está esgotadíssima kkk
      Mas que bom que você gostou, fico feliz! :D
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Letícia.
    Ótimas dicas! Acho que a escolha do ambiente e foco são primordiais para a melhorar a concentração.

    Convido para visitar meu blog http://www.memoriadominante.com/forma-melhorar-concentracao-memoria


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, obrigada, fico feliz que gostou :D
      Pode deixar que irei visitar sim...

      Excluir