5 Dicas para quem quer criar um blog

13 de abr de 2015
 Para você que quer muito criar um blog porém não sabe muito bem por onde começar, enfim, acha complicado ou fica meio perdido quanto a isso... Decidi selecionar algumas dicas muito legais para vocês terem uma noção e se prepararem melhor quanto a isso.
 1- Pense no tempo que você tem disponível e se será o suficiente;
 Sempre que a gente quer, é obvio que damos um jeito. Um blog requer tempo para você se dedicar a ele. Não é complicado, você só precisa saber administrar bem o seu tempo para não deixá-lo abandonado (caso você for muito ocupada). Por exemplo, nos finais de semana você pode escrever os posts e fotografar para deixar tudo programado para ir postando automaticamente durante a semana. Em quanto isso, reserve um tempinho do seu dia para responder comentários e divulgar, pois isso você não poderá fazer somente aos finais de semana.
2- Pense nos assuntos que irá escrever e sobre o que deseja abordar no seu blog; 
Já viu que vai dar para tomar conta de um blog? Pois bem, agora você terá de pensar no assunto que quer escrever por lá. Muitas pessoas gostam da ideia de criar e ter um blog porém nem pensam sobre o que irão falar. Sobre o que você gosta? O que você sabe? No que você se destaca? Quais são os seus talentos, dons (...)? Enfim... Troque informações experiencias, tenha assuntos como destaque, sendo eles principais (não que você não possa abordar outros, muito pelo contrário, mas tenha um foco principal), assim será difícil você não ter ideias.
3- Pense no nome;
 Depois de saber as duas coisas anteriores que citei, é importante você ter em mente o nome que gostará de dar ao seu cantinho. Ele tem que fazer sentido ao que você retrata no seu blog, algo que descreva ou faça sentido (na minha opinião) pois assim fica bem criativo. No meu caso eu não tive ideia alguma e decidi colocar meu próprio nome, até porque meu blog é pessoal e não deixa de ser eu só que em uma versão virtual.
 "Ah, não sei o nome que eu vou colocar... Queria um nome que não fosse o meu"
 Darei duas dicas que podem ser uteis se caso você estiver interessado(a):
  •  Escreva algumas qualidades e características suas
  •  Escreva alguns assuntos que serão mais abordados lá
 Depois disso comece a formar nomes (url) e tal..  Peça opiniões sobre os nomes formados para pessoas confiáveis que você tenha certeza que não roubarão tuas ideias, pensa bastante (geralmente as ideias surgem bem depois e não de um dia para o outro), sem pressa, pois não é aconselhável mudar o nome depois, por dois motivos:  Quem já conhecer seu blog até lá pode ficar perdido com a mudança ou até mesmo nem ficar sabendo disso e achar que seu blog simplesmente foi excluído.
4- Não se afobe;
 Justamente pelo fato das ideias surgirem bem depois de um tempo, não corra o risco de comprar um domínio nos primeiros meses do blog, por dois motivos:
  • Pensar em um nome mais legal para o seu blog
  • Cansar de blogar
 Não digo que com o passar do tempo o desanimo não irá bater mas as chances de você desistir no inicio são maiores, justamente por nem sempre conseguirmos obter o resultado que imaginávamos.
 A dica é: Não invista em nada nos primeiros meses do blog até você ter absoluta certeza que é isso realmente que você ama e quer fazer. 
 Em um outro post (mais adiante, eu acho) irei dar algumas dicas com o assunto mais voltado a esse respeito, inclusive sobre o que eu acho mais legal e importante investir primeiro.
5- Decidir a identidade visual no seu blog;
 Isso que eu falei agrega tudo: Cores, ilustração...  Isso é algo que eu considero de extrema importância e você deve pensar e decidir muito bem. Não escolha cores pesadas, ou seja, fortes de mais (escuras) e nem tons claros de mais para facilitar também aqueles que tem dificuldade em enxergar.
 As cores que você for escolher devem permanecer sempre, nem que você queira acrescentar outra mais a diante. Quanto a ilustração, muitos não querem ou não podem investir no momento em alguma, o que eu aconselho nesses caso é uma assinatura, não precisa necessariamente ser um personagem (vai da escolha de cada um, é claro).
 Essas foram as minhas cinco dicas, espero muito que vocês tenham gostado e que tenha sido útil também. Se gostaram, peço que deixem um comentário, é muito gratificante e eu adoro ler e responder cada um. Se quiserem uma continuação podem pedir, se eu tiver mais dicas com certeza irei compartilhá-las com vocês. Beijos e até! 

0 comentários:

Postar um comentário