27 de abr de 2015

Como conseguir economizar?

 Quando começamos a ganhar nosso próprio dinheiro, para algumas pessoas torna-se complicado economizar, principalmente quando o dinheiro é curto e você mora sozinho, outras realmente não conseguem guardar, sentem aquela necessidade de gastar... Foi pensando sobre o assunto que eu decidi abordar esse assunto aqui no blog já que eu acho interessante, estou sempre pesquisando sobre e gosto de falar a respeito e convenhamos que qualquer dica é sempre bem vinda.
 Então vamos lá...
1- Tenha uma poupança
Ter uma poupança é muito importante por diversos motivos, alguns deles são: Seu dinheiro fica seguro e fora do seu alcance, até porque ficar com dinheiro na carteira é pedir para cair na tentação, não que seja diferente com o cartão (não é) porém você vai pensar duas vezes (é claro, você precisa ter controle também, se não nenhuma das dicas que eu irei dar aqui funcionará).
2- Saiba administrar
 Estipule um valor para você gastar e não passe nunca do limite. Outra coisa importante é:  Evite longas parcelas quando for fazer alguma compra. Eu no MAXIMO parcelo em duas vezes (e mesmo assim não gosto, podendo comprar avista é a melhor coisa) claro, tem coisas que precisam ser parceladas pois o valor é grande mas podendo evitar, boa coisa é.
 Um dos motivos para não ceder as compras com longas parcelas é: Você demora para finalizá-la, as vezes parece outra coisa bacana para comprar mas você precisa ficar de olho pois as parcelas ainda não acabaram (você demora para se livrar).
 Voltando ao assunto de saber administrar, separe os gastos necessários e importantes que é certo que você terá naquele mês, as parcelas pendentes, e o que eu você quer comprar.
3- Gaste menos e guarde mais
 Se você ainda mora com os seus pais e não tem uma vida independente que exija você a gastar, será mais fácil conseguir seguir essa dica.
 Pense muito bem antes de comprar algo, faça as seguintes perguntas para si mesmo:
  • Eu realmente preciso?
  • Vou utilizar bastante?
  • É necessário no momento?
 Se no caso você é uma pessoa independente e tem suas despesas com certeza vai ser meio impossível seguir essa terceira dica de Gastar menos e guardar mais porém há outro meio de conseguir economizar:
 Experimente guardar pelo menos 20% do que você ganha, não gaste de maneira nenhuma, apenas guarde (de preferencia na poupança) e "esqueça" daquela quantia. Imagina se todo esse tempo da sua vida você tivesse feito isso, já pensou em quanto você teria ajuntado? Essa dica na verdade não é minha, quem deu na verdade foi  lá no canal Geração de Valor super recomendo vocês a se inscreverem lá e assistir os videos, são ótimos conselhos.
4- Tenha controle nos seus gastos
 As vezes a gente se empolga, seja com as promoções, um aumento, enfim... O que mais tem por aí são métodos e milhões de maneiras para te fazer gastar. O que as vezes não percebemos é: Promoções vem e vão, não faltará oportunidades de você torrar seu dinheiro, só depende de você se realmente você precisa e pode.
 Um aplicativo que está sendo de extrema utilidade tanto para controlar meus gastos como para me ajudar a economizar é: Money Care. Lá você anota tudo o que ganha e também o que gasta, possui gráficos para mostrar melhor o andamento da sua semana, mês... Baixem lá que eu tenho certeza que vocês irão gostar, para quem se interessar e não souber mexer me avisa que eu faço um tutorial ensinando e posto aqui no blog (eu por exemplo, custei a entender kk).
5- Evite frequentar comércios ou sites que te induzam a gastar
 Se você pode gastar, nem se preocupe quanto a isso, mas se você quer muito economizar para realizar um sonho talvez e no momento não tem necessidade de gastar eu aconselho: Não frequenta aquela loja de roupas maravilhosas ou aquele site que sempre tem mil e uma promoções tentadoras. Passa longe!
  Eu por exemplo amo uma certa loja de roupas, porém preciso me controlar. Sempre que eu sinto que passei do meu limite ou não estou precisando, já passo reto ou até evito passar na frente pois eu sei que se eu entrar ou olhar uma peça na vitrine que me chamar atenção vou acabar me apaixonando e terei que levar (ou ficarei triste por ter de deixá-la).

 Essas foram as principais dicas, se surgir novas farei uma continuação. O que acharam? Vocês seguem alguma delas? Consegui ajudar em alguma coisa? Bom, eu espero ter ajudado e que vocês também tenham gostado, beijos e até!

6 comentários:

  1. Uma dica super válida também, é ir anotando os seus gastos, até com um bombom que seja, ai podemos ver o quão desperdiçamos nosso dinheiro.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu estou fazendo isso no momento... É muito bom para saber no que mais você gasta e se realmente é necessário. Um aplicativo bom para isso é o Money Care, quero ver se faço um post sobre ele ;)
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu comcordo com voxe sobre tudo, e AOU do mesmo jeito em relação a parcelas, evito oaximo de parcela.
    Uando to com dinheiro penso duas vezes antes de comprar, e quando to com o cartao eu compro e tchaul kkkkkkk.

    www.blogjamillyduarte.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é bem assim mesmo, parece que com o cartão a gente não sente o dinheiro indo embora kkkk
      Beijos *-*

      Excluir
  3. Vai me ajudar muuiiitttooooo já q tô precisando economizar uma graninha kkkk

    http://nekasecrets.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que legal, fico feliz em ter conseguido ajudar :D
      Beijos!

      Excluir