22 de mai de 2015

Como ser um bom vendedor?!

 Apesar de arressem esse ano eu começar a trabalhar normalmente, sempre estive envolvida sobre o assunto. Tenho e já tive muitos familiares que tem comércio e é por esses motivos que eu estou sempre por dentro do assunto.
 Muita gente acha que para ser um bom vendedor tem uma formula certinha e deve ser seguida dessa maneira, o que eu não acredito e discordo, até porque se todos os vendedores fossem iguais seria chato e cansativo. As dicas que eu irei dar a seguir é só uma forma que podem fazer alguns melhorarem e não se tornarem.
  • Há uma diferença entre incentivar e empurrar
 Ninguém é idiota a ponto de não perceber que você está empurrando algo para te fazer gastar. Se alguém quer realmente comprar ela vai levar, agora, há casos em que aparecem aqueles "indecisos, inseguros... Não sabe se compra ou se deixa..." aí é importante o incentivo e as duas dicas que darei a seguir.
  • Sinceridade
 Você precisa ser o tipo de vendedor que gostaria de ser atendido. Sinceridade é tudo e você ganha a confiança do cliente e ele em si, pois ninguém gosta de ser enganado, se você fizer isso eles não irão te procurar mais. Aí do que adiantou ter vendido aquele produto que não era muito bom só para ganhar a comissão e depois perder o cliente de vez e a oportunidade de ganhar mais depois?
  • Descontos
 Dê alguns descontos sim, porém não para qualquer um só para "ganhar" o cliente até porque não é bem assim que funciona. Descontos são sempre bem vindos, porém se forem dados sem serem pedidos pelo próprio, vai acabar mal acostumando, por tanto, cuidado, até porque suas vendas diminui o valor e isso acaba dificultando ainda mais para você atingir sua meta de venda. Não digo que não se deve dar, porém deixa o cliente pedir ou dê quando ele não mostrar muito interesse ou descontentamento com o valor.
  • Estude
 Se você vende calçados, estude sobre eles, sobre a marca, sobre o produto. Tem vendedor que não sabe nem como o calçado é feito, se é coro, sintético... Saiba explicar mais sobre ele para os seus clientes, isso dá confiança para ambas as partes e você se destacará como vendedor. Estude também o que está mais sendo pedido pelas pessoas, o que mais o povo anda comentando e procurando.
  • Trace metas
 Isso serve especialmente para os comissionados. Metas são boas e também uma ótima forma de incentivo para si mesmo. Cumprindo-as você irá se sentir bem e também motivado para seguir dando o seu melhor e se superar a cada dia, fará bem também a empresa onde trabalha, você se destacando e mostrando interesse, ganha a simpatia do chefe (e quem não quer isso né?!).
  • Seja amigo
 Não é porque o fulano é teu chefe que vocês não poderão se dar bem, muito pelo contrário, assim serve para os colegas também, porém não confunda simpatia com puxa saquismo, são duas coisas BEM diferentes. Amizades no trabalho, principalmente com os colegas (ainda mais quando são comissionados) é complicado, pois sempre tem aquela "competição" e nem sempre ela é boa, mas a amizade na qual eu me refiro não é aquelas amizades de 20 anos, é mais uma especie de simpatia para gerar uma boa convivência. Evite os "climas" ruins, se caso tem alguém com quem você não simpatize, se afaste e evite-o mas jamais transmita isso ao cliente,  pior coisa é você ir a algum lugar e sentir uma treta no ar, aquele "ar pesado".
 E claro, seja amigo do seu cliente, não venda algo só por vender e conseguir atingir a comissão ou sua meta, seja lá o que for, pense assim: Vendendo algo bom que ele irá gostar, as chances de ele voltar e te procurar na próxima vez, serão grande, porém se você vender algo "ruim" ele não irá gostar e não te procurará mais, e aí?! Não precisa nem ser um gênio para saber o que fazer né?
  • Seja atencioso
 Não faça as coisas com má vontade e mal humor, a pessoa te pediu um produto e não tem ou não serviu? O que te custa trazer outros semelhantes para ela olhar/experimentar? Muitas vezes eu fiz isso e acabei vendendo, transmita boa vontade e dedicação.
  • Sorria, seja simpático
 Não seja aquele vendedor caladão, aquela sombra que te persegue ponta-a-ponta na loja sem dizer uma palavra ou quando fala é só pra mencionar em quantas vezes parcelam e o desconto que tal produto possui ou o quanto ele é bom sendo que a gente percebe que ele nunca experimentou. Você precisa interagir, expor, por isso é importante a dica que eu citei acima "Estude". Você estudando o produto evita passar por isso, a não ser que você tenha o azar de pegar alguém chato e antipático, aquelas pessoas mal amadas que não deveriam sair de casa, aí nesse caso eu te desejo SORTE. 
 Sempre que chegar até o cliente, sorria para ele, transmita simpatia e prazer em atendê-lo, nem sempre estamos em um bom dia mas é preciso esforço e é aí que vem a próxima dica.
  • Esforço
 Se esforce para vender, sem ele você não conseguirá atingir seus objetivos. Deixe o seu cliente bem, pode ver, se você é bem atendido em um determinado lugar, quando retornar, vai querer ser atendido por aquele mesmo vendedor, não é verdade?!
  • Cuide da sua aparência
 Já vi de tudo no comércio e até disso, acreditam? Já vi pessoas que não cuidavam das suas aparências e que o patrão precisava dar um "cutucão" para se ligar, que horror né?
 Seja uma pessoa bem apresentada, e quando eu digo isso não me refiro a você usar terno ou roupinha de grife não, me refiro a sua higiene, vestimenta (limpa e cheirosa), entre outras coisas.

 Eu espero que vocês tenham gostado desse post, se faltou alguma coisa acrescentem aí nos comentários para eu ler e interagir melhor com cada um de vocês. Um beijo e até!

2 comentários:

  1. Amiga também sou vendedora e compartilho cada palavra, amei o post.
    Blog da Joanna

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em saber disso, beijos e tudo de bom pra você! <33

    ResponderExcluir