14 de mar de 2016

Cronograma para o blog


 Desde o inicio do blog eu gostei de organizar as minhas postagens, tendo dias e postagens certas para publicar, deixando as coisas mais facilitadas pro meu lado.
 Eu tive a ideia do cronograma e isso me ajudou muito, mas antes de começar a fazer o seu, você precisa ter em mente duas coisinhas:
  • Estabelecer a frequência que pretende postar no seu blog;
  • Escolher os dias em que serão postados.
 Eu por exemplo prefiro postar 3x por semana (Segunda, Quarta e Sexta).
 Fazendo esses dois itens citados acima, vai dar para tirar uma base de quantas postagens você precisará fazer e publicar em um determinado mês, por exemplo:

 Bom, feito isso você pode começar o seu cronograma.
  • Planejar seus posts: Agora você vai anotar os 13 posts que pretende postar ao longo do mês, fazendo  isso você vai facilitar na hora de por em pratica e evitando deixar os dias sem conteúdo.
 É interessante você sempre fazer o cronograma com um mês de antecedência, para dar tempo de ir adiantando os posts, assim as chances de tudo sair bem feito, são maiores.
 Nem sempre dá tempo de checar o cronograma, então outra dica legal é: Deixe anotado em algum lugar que esteja sempre no seu campo de visão (seja num mural, quadrinho estilo lousa...) Eu achei esse planner LINDO (link aqui) do blog Subexplicado, que pode ser bem útil para você.
Sabe essa dica do quadrinho estilo lousa? Tem um post que eu ensino a fazer um, é um quadro planner, é bom que você não gasta muitas folhas e pode usar esse mega fofo que eu acabei de compartilhar com vocês. (link do post aqui)
 Ou se você quer algo mais simples, pode fazer no seu próprio caderno do blog mesmo (caso você tiver), o que eu acho mega importante e aconselho todo blogueiro(a) a ter um. O meu cronograma por exemplo, é no meu próprio caderno do blog, eu separei as ultimas folhas especialmente para isso, funciona mais ou menos assim: Cada folha é para um determinado mês, em cada uma eu escrevo os titulos das postagens que eu pretendo postar e no final eu deixo o "Movimento do blog" (outro tema legal que eu irei comentar no próximo post). 
 Espero que tenham gostado do post, beijos e até!

2 comentários:

  1. Amei muito o post, realmente estou precisando fazer um cronograma para o meu blog, deixar tudo na cabeça não está dando!

    meninapipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Rafaella. Fico muito feliz em ter ajudado :D
      Verdade, realmente isso de deixar na cabeça não dá certo...
      Beijos!

      Excluir